Ter quadros na parede não é um elemento meramente decorativo. Quadros, sejam eles pinturas, desenhos, fotografias ou gravuras, deixam o ambiente mais aconchegante.

Há milhares de anos quadros vem sendo usados como objetos de decoração, apreciação e coleção. Uma residência, um escritório ou um comércio preenchido com eles ganham vida; por isso, é essencial saber onde adquiri-los, como escolhê-los e principalmente como dispô-los em sua parede.

Galerias de arte e arquitetos são ótimas opções de ajuda para adquirir o quadro correto para o seu ambiente. Profissionais dessas áreas são capacitados e podem auxiliar na escolha da obra e no lugar correto onde fixá-la. Quadros podem ser dispostos em salas de jantar, salas de estar, quartos, lavabos, halls de entrada, corredores e escadas. Quartos pedem quadros sobre a cabeceira da cama, sozinhos ou mesmo em uma composição e preenchendo espaços não utilizados, até mesmo apoiados em algum móvel; na sala de jantar e estar abuse de obras alegres, acadêmicas ou abstratas, essa é a parte da casa onde você mais apreciará seus quadros; o lavabo pede algo leve, normalmente uma gravura ou fotografia; halls, corredores e escadas são pontos de passagem, explore esses espaços, que normalmente passam despercebidos. Cuide com obras grandes ou pequenas demais, elas devem estar de acordo com o tamanho de sua parede, para ter seu devido destaque e estejam em harmonia com seu ambiente.

A moldura também deve ser escolhida com sabedoria e precaução. Utilize passe-partout ao emoldurar obras em papel, ele tem como objetivo separar a obra do vidro, conservando-a por mais tempo, além de ser um boa opção para ampliar o tamanho final de seu quadro, dando destaque à montagem. Uma boa molduraria, e neste quesito indico a Primex Molduras, é a melhor opção para escolher como “vestir” sua pintura, desenho, fotografia ou gravura. E na hora de pendurá-los, não os deixe muito baixos e nem muito altos, a altura dos olhos visualizando o centro do quadro é uma boa dica.

Atualmente misturar técnicas ou temáticas é super bem vindo. Se você puder, tenha uma obra de um bom artista em casa, elas são também um investimento. Pinturas abstratas estão em alta, mas o acadêmico nunca perderá seu lugar de destaque na casa. Fotografias trazem vida real para o seu ambiente. Desenhos exploram a simplicidade e a delicadeza do traço, que pode ser o que o seu espaço precisa. E para quem ainda não pode investir nessas técnicas, aposte nas gravuras e pôsteres, há milhares deles, dos mais diferentes temas e que caem bem em qualquer ambiente.

Diego Borges Ramos